Fotojornalismo

Fotojornalismo

Talvez seja no fotojornalismo onde a fotografia apresente de maneira crua e viceral toda a sua essência como meio de comunicação e expressão.
O fotojornalismo exige a presença, a percepção dos acontecimentos e a rapidez na operação da câmera fotográfica.
Toda a fotografia tem como essência a captura de um fragmento de espaço e tempo. Se nesse fragmento de “realidade” estiver contida a síntese do momento, filtrada pelo olhar sensível e crítico do fotógrafo, então estaremos em frente a uma foto que nos mobiliza, que nos faz pensar.
Essa é a fotografia que nos remete aos grandes mestres do fotojornalismo e da fotografia documental, que fizeram das suas fotos “prova”, conformando idéias e influenciando comportamentos.
O fotojornalismo político não pode conter apenas a documentação dos passos e encontros oficiais montados pela assessoria de imprensa do personagem político, mas principalmente das suas ações espontâneas, da sua atuação em lugares públicos e de todos os imprevistos políticos.
O fotojornalista deve conhecer esse personagem político, saber a sua trajetória, o que ele representa e com quem anda. Só assim o trabalho fotojornalístico estará impregnado de ideologia, de crítica e de percepção dos acontecimentos.

Rogério do Amaral Ribeiro

Este slideshow necessita de JavaScript.

A turma da Oficina de Fotojornalismo Político, ministrada pelo professor Rogério do Amaral Ribeiro, estava credenciada para fotografar no setor de imprensa no comício do PT ocorrido ontem, dia 24/09, no Largo Glênio Peres em Porto Alegre. Havia uma grande multidão e um esquema de segurança nunca visto aqui na cidade. No palanque estiveram presentes o presidente Lula, a candidata Dilma e o candidato ao governo do RS, Tarso Genro.
Saiba mais sobre a Oficina:
http://www.cameraviajante.com.br/oficina_fotojornalismo.htm

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s