Câmera Viajante adquire quatro novas obras fotográficas para sua galeria

Remanescente da etnia Kinikinau, com 100 anos - João Roberto Ripper

A Câmera Viajante – Escola de Fotografia e Cinema participou nesta quarta-feira de um grande leilão de fotografias brasileiras. A iniciativa foi da ex-aluna da escola e primeira dama do Estado do Rio Grande do Sul, Sra. Sandra Genro. Com o investimento, a Câmera Viajante acompanha a tendência de valorizar a fotografia tradicional como expressão artística.

Madrugada do Golpe de 1964 - Evandro Teixeira

As imagens adquiridas são dos fotógrafos Evandro Teixeira, Fernanda Chemale, Flávio Damm e João Roberto Ripper. Elas estarão disponíveis na galeria da Escola.

Foto de Fernanda Chemale

No século XIX, o mesmo movimento ocorreu com o surgimento da fotografia: as artes plásticas ficaram livres para se tornarem mais abstratas e menos realísticas. Agora, com o surgimento das câmeras digitais como instrumento de captura de informações e registros, as imagens feitas de forma analógica têm sido valorizadas como objetos de obra de arte. Pensando nisso, a Câmera Viajante oferece aos seus alunos a oportunidade de entrar em contato com grandes fotógrafos e com a história da fotografia brasileira.

Brasília - Flávio Damm

Anúncios

2 comentários sobre “Câmera Viajante adquire quatro novas obras fotográficas para sua galeria

  1. Olá. Belas imagens selecionadas.

    Mas uma pergunta me veio a mente, apenas a fotografia é considerada uma arte? E os belos trabalhamos que vemos por ai, por exemplo de Araquem Alcantara, não é arte? Só por que ele usa como instrumento uma camera digital?

    Caso isto seja uma verdade, você está dando mais valor ao método do que ao olhar. Então automáticamente sou um fotografo artistico ao usar uma camera analogica?
    Acho que vale uma reflexão.

    Parabéns pelo blog.

  2. Parabéns pela aquisição. Mas me chamou a atenção a sua opinião acerca da relação analógico x digital? O seu texto parece-me afirmar que fotografia analógica é, automaticamente, arte ao passo que não é possível criar uma obra de arte com a fotografia digital.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s